segunda-feira, 30 de junho de 2008

14 de junho

Hoje fomos turistas de verdade, para conhecer toda a cidade, em um curto período de tempo, decidimos pegar o ônibus turístico.Fizemos as três linhas existentes: Área histórica, Área Olímpica e Área Nova - Fim da Diagonal.

Destaco que mais do que uma cidade das Olimpíadas de 1992, Barcelona é reconhecida pelo Plano Urbanístico de Cerdá. Sintetizando, o plano foi a união de diferentes povoados através de uma malha quadriculada, com calçadões e uma grande avenida Diagonal. Esse novo desenho configurou o perímetro atual de Barcelona.

O primeiro ponto que descemos foi o Pavilhão de Barcelona de Mies Van Der Hohe (1929). Lembrei-me do primeiro exercício de Projeto de Arquitetura da FAUS.

Após, caminhamos pelos demais pavilhões e subimos para o Estádio Olímpico. Esse estádio foi construído no fim dos anos 20 para as Olimpíadas de 1936. No entanto, o Hitler levou a olimpíada para Alemanha e o ginásio não foi utilizado.

Visando utiliza-lo na Abertura das Olimpíadas de 1992, foi reformado através de ampliação com arquibancadas e campo enterrados. A fachada foi mantida original.
Seguimos para o Parque Aquático uma obra arquitetônica baseada na lenda do Dragão e a Rosa ( São Jorge).
O problema de seca e racionamento de água aqui na Catalunha está deixando todas as fontes e espelhos d’água secos.
Seguimos para o Museu Miró que também fica em Montjuic. Conhecemos a Vila Olímpica e os novos bairros.
Descemos no edifício do Fórum das Culturas. Caminhamos pela praia.
Voltamos ao centro, e fomos visitar os pais da Meritxell em uma cidade localizada na região metropolitana chamada Vila Nova Y La Getru. Pegamos o trem as 18:00, caminhamos pelo centro da Cidade que possui lindos calçadões e praças no traçado antigo. Chegamos e fomos muito bem recebidos por Marisol, Paciá e Xavier.
Fomos visitar Iolanda que estava trabalhando no cinema. Fomos ver a praia. Esta cidade me lembrou o Guarujá – Praia da Enseada. Vila Nova Y La Getru é uma cidade de verão dos residentes de Barcelona.
A tipologia predominante são casas e prédios de no máximo 4 pavimentos. Nossa bateria acabou e não tiramos foto. Voltamos para a casa dos pais da Xell e jantamos : Tortilha, Queijo, Butifá, Pessegos, Cereja. Experimentamos um cava típica e de postre um maravilhoso bolo de sorvete de chocolate.
Como aqui só escurece as 23:00, quase perdemos a hora. Paciá nos levou a estação de trem com o carro, corremos e conseguimos pegar o último trem para Barcelona as 22:20.
Chegamos no Passeio de Gracia e fomos caminhando até a casa do Tapa e da Tininha.
Eles, estavam na casa de uns amigos brasileiros. Dormimos as 2:00hs e preparamos as coisas, pois amanha de manhã embarcamos para Paris. Despedimo-nos dos nossos amigos

Nenhum comentário: