sábado, 7 de junho de 2008

05 de Junho: pelo Norte de Portugal

Acordamos as 11:00 a.m.. Gustavo tirou uns dias de férias para nos acompanhar na viagem.

Fomos conhecer o ponto em que o Rio Minho encontra-se com o Oceano.


Fomos a Portugal. Iniciamos por Caminha. Visitamos as ruas, largos, edifícios. Uma pequena cidade, de onde era oriundo o Pero Vaz de Caminha, com um desenho urbano interessante, obras marcadas pela integracão entre o novo e velho.

Gustavo me premiou com medalha de ouro, no quesito dormir no trajeto. Edgard ganhou medalha de prata e Fabio medalha de bronze. Gu, guiou sozinho.

Nosso segundo destino foi Ponte de Lima, uma cidade que possui uma medieval de origem romana (ainda conserva uma parte desta época). O rio Lima tem uma lenda de esquecimento, diziam que quem atravessava o rio perderia a memória.
Me chamou muito a atenção o projeto do centro de informacões turísticas, uma arquitetura nova totalmente integrada com o antigo.

Almoçamos em um lindo largo ao lado da torre Medieval. Almoçamos Bacalhau "à Muralha".




Seguimos a Braga. Cidade Eclesiática com forte presença do barroco. Estava acontecendo uma feira romana, onde todos vestíam-se tipicamente. As cidades estão preparando-se para as festas de junho e para a EUROCOPA. Todas as casas portuguesas com a bandeira pindurada na janela a espera dos jogos.

As 21:00 seguimos para a cidade Guimarães, cidade de Afonso Henrique, o fundador da nação portuguesa. Destaca-se pelo Castelo e pelo traçado medieval. Cada largo uma surpresa. Tomamos um café no largo. Voltamos a Guarda e Dona Carmem nos esperava com um lindo sorriso e um delioso macarrão com atum.

Nenhum comentário: