De olho nos produtos infantis: Quaternium-15 e outros componentes químicos
Acredito que muitas mães e pais devem lembrar da notícia de que a Johnson’s estava sendo pressionada há anos para que retirasse de seus produtos o Quaternium-15, possível liberador de formaldeído – substância conhecida por ser cancerígena além de frequentemente causar reações alérgicas na pele. Leia mais aqui.
O Quaternium-15 é adicionado a muitos produtos cosméticos para evitar a deterioração e contaminação, e trabalha pela liberação de formaldeído para matar bactérias.
Desde então eu venho acompanhando e pesquisando a respeito. Hoje, enfim, estou conseguindo reunir aqui no blog o fruto dessa pesquisa.
Infelizmente a grande maioria dos produtos que temos fácil acesso contêm componentes químicos que podem causar algum tipo de irritação ou problema mais grave. É muito difícil fugir disso. Se formos levar ao pé da letra, não usamos mais nada, porque tudo, absolutamente tudo contém algo que pode ser prejudicial à pele ou à saúde. A não ser que passemos a usar somente água ou os produtos orgânicos (os verdadeiros), que são normalmente mais caros e não tão fáceis de encontrar.
As informações abaixo são do Baby Care Products, uma publicação americana de 2007 que está disponível para download (versão completa em inglês) aqui. Abaixo, um trecho da matéria traduzido:
Os bebês e as crianças são especialmente vulneráveis a produtos químicos presentes em shampoos, sabonetes, loções, pomadas, lenços umedecidos e outros produtos. O cérebro das crianças, o sistema nervoso e outros órgãos, ainda estão em desenvolvimento, e assim substâncias que têm um efeito pequeno em adultos podem contribuir para problemas maiores em crianças. Os bebês também podem ingerir produtos que são destinados apenas para uso externo pelos dedos, mãos, colocando os dedos, brinquedos e outros objetos na boca. A pele dos bebês é mais fina e portanto mais permeável do que a pele de um adulto, permitindo que os componentes químicos sejam absorvidos com maior facilidade.
Para sanar as minhas principais dúvidas, contei com a ajuda profissional da Mariana Cafeu, química e mãe da Maitê, de 1 ano e 3 meses, além de leitora do blog, claro. Obrigada Mari!
Depois das minhas pesquisas e comparações entre produtos, questionei o seguinte:
1. Quaternium-15: qual o real perigo? (a mídia muitas vezes é sensacionalista)
2. Qual a diferença entre Quaternium-15 e Polyquaternium-10? (esse segundo tem em praticamente todos os shampoos)
3. O Lauril também não é prejudicial ou carcinogênico? E no entanto, está presente em praticamente tudo (produtos de higiene)
Abaixo, as respostas da Mariana:
Quaternium 15
Há muitos trabalhos científicos que sugerem que esse conservante atua como um liberador de formaldeído e que poderia ser responsável por causar alergias. Nesse caso, temos que considerar a provável ação cancerígena do formaldeído, mas que também ainda não é comprovada. Vale ressaltar que os trabalhos sugerem que o Quaternium-15 é um liberador de formaldeído, entretanto, recentemente, um trabalho mostrou que os resultados são controversos e que essa relação “Quaternium 15 x formaldeído” ainda precisa de mais estudos.
De verdade, não tem como tirarmos uma conclusão. Mas considerando o número de trabalhos que indicam uma relação entre o Quaternium-15 e o formaldeído, é mais prudente manter nossos filhos longe dele.
Poliquaternium-10
Não encontrei nenhum trabalho científico que aponte toxicidade. Trata-se de um polímero catiônico muito empregado em produtos de higiene. Como são carregados positivamente, eles neutralizam as cargas negativas das proteínas dos cabelos e ajuda o cabelo se manter com aspecto mais liso. Acredito que seja um produto seguro, pelo menos com base em tudo que li e nos trabalhos científicos que identifiquei (nenhum citação tóxica, bem diferente de quando eu fiz a pesquisa para o Quaternium-15, em que aparecem diversos trabalhos sugerindo toxicidade).
Lauril (Sodium Lauryl ou Laureth Sulfate)
De tudo que li e vi até hoje, acredito que seja apenas um potencial irritante (vai depender da sensibilidade e pré-disposição de cada pessoa), mas não carcinogênico.
Outros ingredientes a serem evitados (os mais perigosos de acordo com o Baby Care Products)
Sabonetes Líquidos: Cocamide DEA (provável carcinogênico), FD&C Yellow #5 (alérgeno, pode agravar hiperatividade), Formaldehyde (provável carcinogênico), Parabens (pode causar irritação severa, espermicida), PEG’s (pode causar irritação leve e danos aos rins), Quaternium-15 (pode causar irritação e dermatite).
Shampoos e Condicionadores: Isopropanol ou Isopropyl Alcohol (tóxico), PEG’s (pode causar irritação leve e danos aos rins), Quaternium-15 (pode causar irritação e dermatite).
Pomadas para assaduras, óleos e loções: Benzyl Alcohol (pode causar irritação), Parabens (pode causar irritação severa, espermicida), PEG’s (pode causar irritação leve e danos aos rins), Triethanolamine (potencial carcinogênico, pode causar irritação).
Abaixo você confere alguns shampoos e sabonetes líquidos – de diversas marcas – que contêm ou não o Quaternium-15. Lembrando que muitos podem ter ficado de fora por não serem vendidos aqui em Curitiba ou não estarem disponíveis nos locais onde fiz a pesquisa. Mas você pode me ajudar e olhar o rótulo daquele shampoo ou sabonete que não entrou na lista e deixar nos comentários dizendo se contém Quaternium-15 ou não :)
E ainda que o Quaternium-15 seja apenas um dos vários componentes químicos que podem causar algum dano à saúde, no momento, parece ser o mais preocupante. a figura acima está centrada nisso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário