quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Celebrando a Chegada do THEO * Chá do THEO em Santos

Decidimos celebrar a chegada do THEO com a família e os amigos em Santos e em Santo André. O convite foi o papai Fábio que fez! Criou uma logomarca da nossa família, inspirado no brinquedo russo – MAMUSKA e organizou o endereço, data e sugestão de presente num envelope de sachê de chá. O nome dos convidados estava na identificação do chá. A mamãe montou os convites antes do NATAL para poder aproveitar a data e distribuir pessoalmente aos amigos e familiares.
A organização começou com a escolha das cores a partir do convite, e a vovó Eliana confeccionou as toalhas para as mesas. As letras do nome foram feitas com papelão e sobras de tecido. As garrafinhas de cerveja do ano novo viraram os arranjos nas mesas.
A titia Maira comprou mudas de chás : cidreira, erva-doce, hortelã, guaco e camomila para a lembrancinha . Sobrou para o vovó Eneas e a vovó Rita cuidaram delas ate o dia da festa e abriram a LAJE para o encontro de amigos.
A mamãe Thais com ajudar da vovó de coração Rebeca forraram de tecido 2 caixas para colocar na mesa de doces e desbravaram-se na cozinha com algumas delicias de bebidas e comidas.
A prima Daniela chegou com o presente especial – bicicleta de fralda .
A amiga Renata Laurentino presenteou a família com um conto africano sobre o nascimento e a musica de cada um.
O cardápio estava simples, caseiro e colaborativo:
Bebidas - Suco Natural de goiaba - Suco natural de maracujá - Chá Mate gelado com limão - Chá de Capim Cidreira gelado com limão siciliano - Chá de abacaxi com gengibre gelado - Chá de goiaba com cravo gelado - Cervejas
Menu Salgado - Berinjela da vovó Rita com pão Integral feito pela mamãe a partir da receita que o Paulo Farine enviou :
1 colher de sopa cheia de fermento biológico seco ou 3 tabletes de fermento fresco de 15 gramas 3 ovos 350 ml de óleo 4 xícaras farinha integral 3 xícaras de farelo de trigo 4 colheres (sopa) de açúcar mascavo 3 copos de leite (750 ml) 300 ml de água 1 colher sopa de sal Mais ou menos 7 xícaras de farinha de trigo 1 xícara semente de linhaça 1 xícara semente girassol Colocar a semente de girassol e linhaça numa vasilha. Derramar água quente sobre as sementes até cobri-las e reservar. misturar o leite amornado com açúcar, fermento e um pouco de farinha de trigo branca (2 xícaras mais ou menos) fazendo um mingau. Deixar fermentar (10 min). Acrescentar o restante dos ingredientes, incluindo as sementes e a água morna, deixando o restante da farinha branca por ultimo. Dosar a farinha branca até dar o ponto certo da massa (macia, mas sem grudar na mesa ou nas mãos). Amassar bem e dividir a massa, conforme o tamanho de pães que quiser (mais ou menos 400 grs). Esticar a massa levemente e enrolar, dando o formato do pão. Deixar crescer, pincelar com ovo e, se quiser, espalhar por cima o gergelim. - 300 salgadinhos assados ( empada de palmito, trouxinha de ricota com escarola, esfirra de carne, pastelzinho de presunto e queijo, esfirra de carne)
- Sanduiche de metro de berinjela que a titia Isana e titio Flavio trouxeram .
- Mini Sanduíche tipo mexicano feito pela vovó Rita.
Menu doce - Salada de frutas feita pela bisavo Ana Maria com abacaxi, laranja, goiaba, uva verde, manga e kiwi.
-Bolo de Tapioca que a comadre Nice presenteou-nos. - Bolo de Maçã com uva passa que a mamãe fez: 3 ovos ligeiramente batidos 2 xícaras de chá de açúcar mascavo 2 xícaras farinha de trigo 2 xícara de óleo 1 colher (sopa) de canela em pó 1 colher (sopa) de baunilha 1 pitada de sal 1 colher de fermento em pó 2 ou 3 macas descascadas e picadas ½ xícara de passas sem caroço Misturar na mão todos os ingredientes na ordem da lista. Levar para assar na forma untada e polvilhada com farinha de rosca.
- Bolo de Fubá que a mamãe fez partir do site http://comunidade.bemsimples.com/cozinha/w/cozinha/Bolo-de-Fuba-Saboroso.aspx e acrescentou sementes de erva - doce. - Bolo de chocolate que a mamãe fez a partir do site http://tudogostoso.uol.com.br/receita/9614-bolo-de-chocolate-de-liquidificador.html
- Brigadeiro em copinhos - Gelatina de limão - Confetes de chocolate - Pão de mel feito pela mamãe a partir da receita da tia bisa Orlene
1 xícara de mel 1 xícara de açúcar mascavo 1 xícara de leite 3 xícaras farinha de trigo 3 colheres (sopa) de manteiga 2 colheres (café) de bicarbonato 1 colher (café) de fermento em pó Bata o mel, o açúcar e a manteiga. Junte o restante dos ingredientes e continue batendo ate ficar uma massa homogenes. Por ultimo junte o bicarbonato e o fermento em pó. Leve para assar numa forma untada e polvilhada de farinha de rosca. Deixe esfriar, corte em quadradinhos e dê um banho de chocolate derretido.
E assim, na tarde ensolarada de 12.01.13 nos encontramos para celebrar as NOSSAS VIDAS e a VIDA do THEO!

A maternidade

Cada fase da nossa vida nos desafia e nos ensina muito! Desfrutei as maravilhas da vida a dois por 3 anos, a independência e a plenitude do desenvolvimento profissional e o desbravar de lugares novos. Neste contexto, escolhi ser mãe depois dos 30 e com o meu amor Fábio colocamos a meta para ampliar a familia em 2012. Mesmo assim a noticia da gravidez veio como uma novidade! Os enjoos foram o SINAL de que algo NOVO estava acontecendo. A desconfiança foi confirmada pelo exame de farmácia e em seguida exame de sangue. A primeira ultrasom identificou 12 semanas e 4 dias de VIDA! A segunda ultrassom identificou o sexo masculino nesta gestação.
As mudanças no corpo e humor são incontroláveis e incríveis. A sensação do primeiro movimento no ventre não tem descrição em palavras possível. A tecnologia em 4D permite reconhecimento da imagem ainda dentro da barriga!
No meio desta maravilha também encontrei dificuldades. A minha ginecologista de 14 anos de fidelidade aposentou-se da obstetrícia. Assim, iniciei a busca de um novo(a) medico (a). Descobri que mulher grávida para primeira consulta é mercadoria que quase ninguem quer. Logo veio a segunda descoberta : opção por tentar fazer parto normal também está em extinção, assim, muitos profissionais da área preferem agendar cesaria. E não é só isso ... descobri que a classe de obstetrícia está numa luta digna para melhorar seus honorários junto aos Planos de Saúde, e enquanto isso não ocorre mais de 90% dos profissionais cobram parto fora do Plano. Esses são os DESAFIOS do mercado da Saúde! Também tive descobertas positivas : http://www.maternidadeativa.com.br/ Muitas coisas práticas para resolver e decidir : medico, hospital, infra-estrutura para a chegada do novo integrante ( quarto, ajudante para a casa etc) e como o tempo voa é neste mês de janeiro que tudo está se acomodando... novo ritmo está surgindo!

Celebrando 2012 e a retomada do BLOG!