quinta-feira, 14 de março de 2013

Esperando o bebê ...

O contato que eu tive com o tema nos últimos cinco anos foi o acompanhamento da gravidez e o desenvolvimento de 4 crianças nas quais compartilho o dia a dia no Instituto Elos : Laura, Lia, Luiza e Nina.

O que despertou em mim o desejo para  procurar ajuda  e  fazer o momento do nascimento do THEO o  mais humanizado possível foi em uma  conversa na praia no fim de semana em  Bertioga, com a família Zanotti  quando  minha amiga Ciça  compartilhou experiência dela e de parentes  me encorajando  a  buscar apoio e  informações em  grupo sobre maternidade ativa .

Foto : Biga Appes



Neste mesmo período (sétimo mês de gestação)  encontrei a obstetra Izilda Pupo e compartilhei o meu desejo de tentar o parto normal, e, em caso de necessidade a disposição sem radicalismo para enfrentar uma  cesariana.  A Dra Izilda me  aconselhou a participar do grupo de mães que realiza-se uma vez por mês em Santos e conhecer as doulas que estão atuando na cidade.

Foi durante as minhas férias de  janeiro  de 2013 que  consegui uma agenda com  a doula Rosemary  – enfermeira obstetra - roses16@bol.com.br. 

Eu e Fabio tivemos um primeiro encontro com ela, e nos sentimos bem e seguros para te-la ao nosso lado. Ela explicou o seu papel em prestar  orientações teóricas,  realização de praticas de exercícios e massagens preparatórios ao parto, acompanhamento domiciliar do trabalho de parto e acompanhamento presencial domiciliar  pós parto com orientações de aleitamento e cuidados  com o pequenino.

O dia 23 de fevereiro foi o meu ultimo dia de trabalho antes da licença maternidade. A Mariana Felippe  preparou um brigadeiro delicioso para celebrar a despedida na família ELOS.
                                                                                             Foto : Ariane Mates

Neste  confortável cenário  passei a SONHAR com o momento do nascimento do THEO.

E, realmente descobri o  significado do termo ´´esperando o bebê”.  

A espera parece infinita. No início aproveitei o tempo para  organizar  mala de maternidade, lembrancinhas e fotos da gravidez. 


charutos de chocolates www.disiena.com.br

 escultura de arame :  Ana Moraes 


Na medida em que os dias passaram, e chegaram a  39ª e 40ª  semana iniciam-se momentos de ansiedade pois  amigos e familiares  começam a ligar para saber noticias do nascimento. Além disso a  periodicidade das consultas  medicas na obstetra  e exames passam a ser 2 vezes na semana  e depois diárias. 

Eu e Fabio havíamos decidido que num cenário de bem estar fetal e materno  esperaríamos até a 41ª semana.

Theo chegou em 06.03.13 com 40 semanas e 4 dias de parto natural.




Nenhum comentário: