quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Peru - Brasil

Organizei a bagagem e fui ao aeroporto.
Chegar cedo é a alma do negócio. A Taca estava com sobrevenda, e oferecia $ e hospedagem para passageiros voluntariar-se a trocar de vôo.

Dica: Olha o preço das coisas no Duty Free do Brasil pela intenet. As coisas no free shop do Peru são mais baratas, salve promoções especiais realizadas no pais.


Enfim voltei para casa!

De volta a Cusco!

25.09.10

Acordei cedo e com uma nova noticia... os estudantes no dia 24.09.10 haviam tomado o aeroporto, e nenhum haviam entrou nem saiu de Cusco.

Ligamos para o aeroporto e a policia já tomou conta dos manifestantes, entretanto precisei chegar cedo pois muitas pessoas querendo ir embora.

Deu tudo certo, cheguei em Lima e saí com a Sra Rebeca para comprar umas comidas típicas para levar ao Brasil.

Machu Picchu depois de uma longa neblina... eis que surge a cidadela!

Acordei as 5 da manha com a esperança de conseguir pegar um dos 400 ticket´s diarios para subir Quenapichu.

Ninguém comenta, mais tudo aqui tem fila. As 5 da matina já tinham umas 600 pessoas esperando os ônibus da única empresa CONSETTUR MACHUPICCHU S.A.C para subir para a Machu Pichu 5:30. O custo deste ônibus para os turistas é de $14 e compra-se no local do embarque.

A chuva estava fraca e uma nevoa... Sim, cheguei lá em cima e.... não se via nada! Uma neblina que permaneceu ate as 11:00 hs.

Misteriosamente a paisagem vai se abrindo e a imagem é impressionante.

O tour guiado dura 3 horas.Depois subir, descer, parar olhar, desbravar é uma questão de tempo e disposição. Passei por tudo por 2 vezes. Dormi nas pedras da praça sagrada. As 17:00 voltei para Águas Calientes.

Dicas: Traga água, frutas e comidinhas e Cusco pois aqui tudo é muito caro! Parairao banheiro tem-se que descer na entrada do complexo arqueológico e custa 1 sole.

Haviam me falados das águas quentes que brotam na cidade. Fui em direção as termas e na entrada me decepcionei. Construíram piscinas ao lado do morro para armazenar a água. Paga-se 10 soles para entrar. Achei anti higiênico, pois os todos entram sem exame medico, e água quente é meio para proliferação de bactérias e fungos.

Peguei o trem e em Ollantaytamo, dei sorte e peguei um táxi coletivo por 10 soles.

Terminei o longo dia comendo pizza com Karina e seus amigos.

Puno - Cusco e a aventura no PARO!

23.09.10

Com a alteração no calendário da viagem, ficou para hj o trajeto Puno Cusco pela empresa www.inkaexpress.com.pe com parada em Pucara, La Raya, Sicuani, Raqchi e Andahuaylillas. Custo da viagem $ 50, incluído as entradas nas cidades, almoço e serviço de bordo.

Dicas: Leve água e algo de comer, pois o serviço de bordo ( água, cha, refrigerante) é realizado somente no retorno dos desembarques e 01 copo pequeno de bebida por passageiro.

O ônibus sai as 7 da manhã da rodoviária. Nosso primeiro destino Pukara. Fomos ao Museu dos Inkas. Demos sorte e assistimos alguns casamentos católicos peruanos. Os noivos saem da igreja pelas ruas com uma banda atrás.

O segundo destino foi um pequeno centro de artesanato ao longo da estrada, na divisa Puno com Cusco. Tem-se como horizonte a Cordilheira dos Andes e as montanhas do Vale.

Inicia-se neste ponto o meu descontentamento com a empresa Inka Express – Vip Service, pois omitiram a verdade para o grupo. Não contaram que permanecia o Paro na estrada, mentiram com relação a distancia a ser caminhada e não avisaram ao grupo para se preparar com comida e bebida em La Raya .

Todos os turistas tiveram que descer do ônibus, pegar sua bagagem e caminhar 3 km, aproximadamente 40 min, em baixo de sol para poder passar pelo bloqueio realizado pelos campesinos na estrada.

Fiz amizade com uma família Mexicana, principalmente com a Paty ( que tirou foto de tuda a manifestação e ficou de em enviar) e um taxista espanhol. Dei aula de português no caminho para eles.

Chegamos no restaurante em Sicuami. Comida e musica boa.

Depois de mais 2 horas de jornada paramos em Raqchi um conjunto arquitetônico monumental, com área militar, religiosa, armazém e muralha.

Devido ao horário, não fomos a Andahuaylilas. Chegamos em Cusco as 19 horas. ( 2 horas de atraso).

Eu já tinha contratado o tour para Machi Picchu. E a minha ida a águas calientes estava programada para esta noite.

Fui de van para Olantaytamo. Peguei o trem as 23:12 para águas calientes. A qualidade das hospedagem no geral são muito ruins. Dei azar de encontrar tudo lotado. Não contratem agencia em Cusco. Procure vc mesmo o hotel por site. Eu recomento www.casaandina.com.pe, www.monasterio.com.pe.

Lago Titicaca - Arantami e Taquile

22.09.10.

Tomamos café com a família, e as 8:30fomos ao porto encontramos com o grupo. Nosso destino Taquile.

Depois de 2 horas de barco, chegamos em Taquile. Subimos ao povoado.

Nestas férias subi mais escada do que em toda a minha vida!

Não gostei muito do povoado de Taquile, mais a paisagem da ilha é incrível.

Muitos moradores de Taquile pegaram o barco para ir a PUNO vender artesanato e carne de carneiro.

Chegamos em Puno e hospedei-me no Hotel Eco IN.

Dica – Sai mais barata a diária pelo site www.decolar.com.br

Tive alguns contratempos: Minha reserva não estava no hotel,mais isso não impediu que a recepcionista fizesse o check in. Não havia água na cidade, e demorou 2 horas para chegar a água contratada. A internet é paga ( o que não esta escrito no site) e não possui fone para falar skype.

Devido a estes contra-tempos, a gerencia me presenteou com um jantar.

Eu recomendo o Hotel! Banho bem quente, instalações cômodas, café da manha com 3 tipos de suco, 03 tipos de yogurt, frios, paes 02 tipos de frutas.

Lago Titicaca - Uros e Arantami!

Logo pela manha fui ao porto de onde saem os barcos ao Lago Titicaca, que quer dizer PUMA Cinza. ( o desenho geográfico da ilha faz alusão a uma puma comendo um carneiro)

O barco da Associação de Moradores custa 30 soles PUNO-UROS-ARANTAMI-TAQUILE-PUNO. A hospedagem de turismo de base comunitária custa 25 soles com almoço, jantar e café da manha. Cada ilha cobra uma taxa de 5 soles para entrada, totalizando 15 soles.

Dicas – Peça ao capitão uma casa com ducha e água quente ( pois isso não é comum na ilha). Traga sua própria toalha. Traga presentes para os moradores (pode ser comida, material de higiene brinquedos etc)

O Barco saiu as 8:30. O grupo era predominantemente composto por jovens viajantes: 01 chinês, 02 espanholas,01 inglês, 02 suíços e 01 francesa.

Em 30 minutos estávamos nas ilhas flutuantes UROS. São 64 ilhas, e elas se organizam para receber turistas através de escala organizada por dia da semana.

Descemos e fomos recebidos pelos moradores, que iniciam com uma explicação do sistema construtivo de Uros.

O material base é a TOTORA que possui até 4 metros de altura.

As raízes são colhidas no lago utilizando-se serrote . Corta-se a massa de terra e raiz em formato de cubos. Transporta-se os cubos, finca-se no fundo do lago com troncos de eucalipto e amarra-se os cubos entre si com cordas. Essa junção possibilita que as raízes entrelaçam-se e formem o desenho da ilha flutuante.

As folhas de totora são cortadas e jogadas acima dessa massa de terra flutuante formando uma trama. Acima das tramas constroem-se as casas. Para cozinhar, utilizam-se pedras para não pegar fogo na totora, e fogão de barro.

É preciso fazer manutenção a cada 15 dias na ilha.

Os ofícios são distribuídos, e as mulheres realizam artesanatos de bordados e tecidos e os homens agricultura e artesanatos de totora. Uma das ilhas possui escola para as crianças, entretanto o ensino médio é realizado em Puno.

O Custo para realizar o tour no barco de totora e conhecer outra ilha é de 5 soles. A ilha Quéchua tem hospedagem por 15 soles, sem incluir refeições.

Nosso próximo destino Ilha Arantami. São 3 horas no barco da Associação dos Moradores.

O barco ao se aproximar, emite uma buzina para avisar que está chegando.As mulheres da comunidade esperam os turista no porto. O capitão distribui os turistas nas casas das famílias.

Eu e a francesa fomos para a Casa da Sra. Maria Pacompia, pois eu já havia falado para o capitão sobre banho e água quente!

A Sra. Maria, de 32 anos, mora sozinha com suas suas filhas Marinoelia ( 6anos) e Lisbet ( 3anos). Seu esposo a deixou.

Sua casa é simples e limpa. Possui sistema de captação de energia solar para abastecimento da bateria que alimenta as lâmpadas ,e sistema de aquecimento solar semelhante ao da Sociedade do Sol no Brasil.

A renda da casa é proveniente da produção de artesanato e hospedagem comunitária.

Ajudamos fazer o almoço : Sopa e Omelete com batatas.

A pequena Mari, chegou da escola a tarde e virou nossa guia pela Ilha. Subimos 200 m de altura e chegamos nas ruínas INkas de Pathatata. Vimos o por do sol e passamos o tão falado frio de Puno. Voltamos a casa, jantamos e não tivemos coragem de ir a festa que a comunidade prepara aos turistas . O frio era DE MATAR!

Moray e Salinas!






Dia 20.09.10

Hoje o dia foi dedicado ao Tour Maras Moray e Salinas

Dica – Antes de contratar este tour, pergunte qual é o tipo do veiculo que irá transporta-los. Se for tipo VAN, não contrate pois vão lotadas e a estrada é terrível.

Tive problemas com a empresa contratada. Haviam 13 pessoas em uma VAn que suportava somente 12 pessoas. Além disso o tipo da VAN não permitia abertura de janelas devido ao Ar condicionado, que não é ligado pelos peruanos divido ao custo do combustível. Imagina o forno!

Depois de ir a policia turística e as agencias para conseguir o dinheiro de volta, eu e um casal da Bélgica, Ana Maria e Walter, contratamos um táxi para fazer o tour. Pagamos pelo serviço 80 soles, que dividido por 3 pessoas ficou mais barato do tour.

A estrada a Moray é terrível,com muita terra pedras e curvas. Depois de 1 hora, chegamos!

A paisagem é linda!

Para os inkas o numero 7 é significativo, e constoem tudo baseado nisso.

Os círculos e o símbolos do infinito organizados a cada 7 degraus é incrível!

Descemos tudo, tocamos o centro do circulo!

A direção da descida das águas esta estrategicamente colocada. Tudo friamente calculado!

Nosso próximo destino – as Salinas!

A entrada das Salinas não esta incluída no bilhete turístico do Vale Sagrado. O ingresso custa 5 soles.

Inacreditável ver a salina nas montanhas! Até hoje retiram Sal deste local. As cores predominantemente alaranjadas e brancas são inesquecíveis!

Voltamos a Cusco, e tivemos a noticia de que o povo decretou PARO por 48 horas a partir das 6 da manha de 21.09.10.

PARO é a paralisação Geral de todos os serviços. A população de CUSCO está descontente com o presidente do Peru devido ao desvio de um rio da Cordilheira dos Andes no lado de Cusco, que o Governo esta querendo enviar água ao Chile e construir uma hidroelétrica que vender energia ao Chile tb.

Os manifestantes apedrejam carros e estabelecimentos comerciais que não cumprirem a paralisação. Fecham as estradas, impedem as estações de trem TUDO PARA. Somente o aeroporto funciona. Entretanto os turistas caminham a pé com sua bagagem da cidade ao local do aeroporto, que não esta nada perto.

Neste novo cenário tive que mudar completamente meus planos de viagem, e Karina foi fundamental.

Fui para PUNO pela empresa Expresso Internacional Tour Peru tel 084 2215525. Saída 9:30 da rodoviária de Cusco. Modelo do Ônibus Cama VIP . Contratei a poltrona da Primeira Classe por 35 soles. Outra empresa confiável para esta viagem é São Luiz. Taxa de embarque 1,5 soles.

Chegamos em Puno as 3:30da madrugada, e para o meu azar todos os hotéis estavam cheios, pois os turistas estavam fugindo do PARO. Dormi num Hostel.

Em Cusco - Desbravando o Vale Sagrado dos INKAS

Para entrar em todos os sítios e museus é melhor comprar o BOLETO Turístico de Cusco – www.cositur.gob.pe – Av do Sol 103 .

Para 2 dias ao Vale Sagrado – 70 soles.
Para 7 dias com Vale Sagrado e museus – 120 soles.


A primeira parada Pisac.




Pesquisadores acreditam que a cidade começou como posto militar para combate a invasores.


É uma cidadela com edifícios residenciais, religiosos e militar. Possuium cemitério INKA com mais de 2.000 pessoas enterradas nas montanhas.
Os Inkas retiravam as vísceras dos mortos e colocavam plantas. Dobravam o corpo na posição fetal. Enterravam os corpos em buracos nas montanhas para retornara a PATHA MAMA. Acreditavam que enterrados na mesma posição do nascimento, a Patha MAMA os aceitaria.
Outra coisa muito interessante é que as muralhas que compõe o sistema de agricultura, permitiam diferentes cultivos. Nas partes baixas a umidade conseguida pelo sistema, permitia o cultivo de espécies de florestas. No centro do sistema tem-se a produção de milho e batata. Na parte mais alta e seca, a produção estava destinada ao cultivo de cereais.

Após fomos a OLLANTAYTAMO.





Uma cidade viva que teve as casas espanholas construídas nas bases de pedra dos INKAS.
As formações rochosas apresentam 2 faces do INKA. Uma delas o Sol no solstício entra exatamente no seu olho.
Na luta contra os espanhóis esta área virou ponto de parada para armazenamento de ouro e múmias.
O templo do Sol é a ultima parte do complexo. Apresenta pedras Gigantes com encaixes perfeitos que reverenciam aos símbolos inkas.

Nossa última parada CHINCHERO, reconhecido pela arte de tecer.

Entramos em um centro de artesanato onde as mulheres fizeram a demonstração do processo de fabricação dos tecidos. Desde a retirada da matéria prima dos animais, processo de lavagem, tingimento, confecção dos fios e tecelagem.

Dica – Neste local da explicação o custo das peças é mais caro do que nas ruas da cidade. A vantagem é que aceitam cartão de credito, mas cobram 5% sobre o valor das peças.

Cusco - A capital dos Inkas




Dia 18.09.10

Fui ao aeroporto com o Sr.Willy, taxista primo da Rebeca. O Aeroporto de Lima é muito lotado.

Depois do Check In, é obrigatório pagar a taxa de embarque $6,91 para vôos nacionais e $31 para vôos internacionais.

A chegada em Cusco é incrível Porém o avião passa por MUITA turbulência para aterrisar. No meu vôo o povo até bateu palmas para o piloto depois que tudo acabou.

A guerreira Karina e seu irmão Pablo foram me buscar no aeroporto. Os dois cuidaram super de mim! Logo de inicio já prepararam chá para não sofrer com a altitude.





Colocamos o papo em dia e depois que o Caio chegou, fomos almoçar Pollo a Brasa com Inka Cola ( refrigerante típico do Peru). 12 soles.

Eu e Kari fomos a desbravar as pequenas vielas do Centro de Cusco.



Aqui o Táxi é muito barato. 3 soles para se locomover dentro da cidade.

A noite fomos comer pizza em um restaurante pertencente a uma ONG, cuja verba è revertida para crianças com necessidades espaciais. A decoração do restaurante é toda infantil, e existem vários jogos para os clientes jogarem enquanto a comida não é servida.






Lima - 17.09.10








Lima é uma cidade , como as nossas capitais brasileiras, que não se pode ficar dando sopa com maquinas fotográficas e coisas de valor.

Assim, decidi pegar o www.mirabusperu.com para fotografar as paisagens. A empresa possui varias rotas.



A minha escolha foi Tour Lima de Dia com duração de 3 horas. Está incluído guia e entrada nas catatumbas de San Francisco. O custo deste tour foi de 55 soles.











Valeu muito a pena, passamos por Miraflores, San Isidro, Plaza Mayor e Mosteiro San Francisco.

As 18:00 encontrei-me com Olinda Milagros, a delegada do Peru na CONFINT para falarmos sobre Guerreiros Sem Armas. Que menina querida! Seus olhos brilham falando dos seus projetos!


A noite, eu e Rebeca fomos no Parque das Águas. Trata-se de um parque que possui varias fontes luminosas e somente funciona no período noturno. A entrada custa 4 soles.



Segundo dia em Lima



O segundo dia em Lima foi dedicado ao encontro com o guerreiro CAIO e o seu trabalho.






Atualmente ele está na equipe da obra do maior hotel de luxo do Peru. Visitamos todos os tipos de unidades e espaços do Hotel e obras.

No centro financeiro de Lima, visitei uma loja de departamento chilena www.casa&ideia.com .

Os pratos Típicos do dia foram: Pollo a brasa e de sobremesa massamora morada. Provei o suco de milho preto chamado chicha.

A noite jantei com o Caio na Calle das Pizzas e tive o privilégio de ver a Feira das flores no Parque Kennedy.


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Ferias! Desbravando o Peru!



Resolvi compartilhar dicas, sugestões e histórias sobre as férias que tive no Peru neste mês de setembro de 2010.

Descobertas iniciais:
- Viajar para o Peru pela empresa TACA é melhor que com a LAN pois a TACA permite cada passageiro 2 malas de 23 Kg e a LAN somente 1 mala de 23 kg.
- Ter o cartão de crédito Dinners é conquistar vantagens VIP nos Aeroportos de São Paulo. Serviço de VAN a cada hora para Guarulhos, Congonhas e Hotel próximo a av Paulista, além da sala VIP com direito a TV, internet, cadeira de massagem e bebidas quentes e geladas do menu do café.
- Em Guarulhos é possível dormir por algumas horas e tomar banho no www.fastsleep.com.br

Meu vôo estava marcado para 15.09.10 as 6:25 da manha sendo o check IN as 3:00 da madrugada.

Minha irmã Maíra me levou ao Hotel próximo a Paulista , e eu peguei a última VAN Dinners as 21:30. Cheguei em Guarulhos as 22:30. Meu destino foi sala VIP,que encerrou suas atividades as 23:45.

O cansaço possibilitou que eu descobrisse uma facilidade existente no aeroporto de Guarulhos. O Fast Sleep Repouso e Banho. Contratei o serviço por 3 horas.

As 3:15 finalmente fui fazer o Check in na TACA. Antes de mim, chegou uma delegação de 20 crianças peruanas da seleção de Baisebol. RAIO x, Imigração e Sala de Embarque foram minhas próximas paradas. As 5:50 iniciou-se o procedimento de embarque.

O serviço de bordo Taca é da Scky Schef´s, sendo uma bandeja com pão com manteiga, mamão, melão e bolacha de maça com canela. O segundo serviço é uma papa peruana levemente doce.

A paisagem é impressionante!

Um deserto montanhoso com a Cordilheira dos Andes ao fundo.

I N E S Q U E C Ì V E L !



Em Lima, a primeira ingenuidade : trocar $ na primeira cabine existente.

DICA - Existem casas de cambio dentro do aeroporto que não cobram taxa.

Segunda ingenuidade, qualquer táxi dentro do saguão do aeroporto ou no estacionamento tem o mesmo preço. Dizem que tem seguridade.

Não existe taxímetro, cobram quanto querem. O táxi é caro! Custa 50 soles.

DICA – Combine com o taxista antes!

Dei azar o taxista não sabia o caminho. Demos algumas voltas até chegar na casa da Sra. Rebeca!

A Sra. Rebeca me recebeu super bem! Preparou um prato típico - Olmo Saltado e Sopa.

Fomos desbravar a cidade. O Transito em Lima é um CAOS, e, a buzina é um som constante.






O sistema de transporte público está implantando-se agora. O que funciona de verdade é o esquema privado, com ônibus pequenos e velhos. Não existe catraca, todos entram e de vez em quando cobram passagem de acordo com o destino que vc fala que vai descer.

Demoramos 2 horas para sair de Centro ao bairro de Surco.

Férias ! Iniciando por Minas Gerais!

Completando 29 voltas completas pelos SOL!

www.agentetransforma.com.br


A proposta do projeto A Gente Transforma Parque Sto Antônio é de reunir o melhor da comunidade com o melhor de organizações como Suvinil, Vivo, Casa do Zezinho, Instituto Elos, Cherry Plus, Marcelo Rosenbaum e parceiros para colocar a mão-na-massa, experienciar o poder de fazer junto e transformar o bairro. Transformação através de ação cooperativa e divertida com o Jogo Oasis, transformação através da arte e da educação com a biblioteca e transformação através da cor com a pintura de casas.
Guiado pelas 6 disciplinas da metodologia Elos-Oasis – o Olhar, o Afeto, o Sonho, o Cuidado, o Milagre e a Celebração – o projeto acontece em 3 etapas: mobilizar, capacitar e transformar. Na primeira etapa, através de um jogo virtual, 30 universitários de 5 universidades do Brasil e uma universidade inglesa serão selecionados para uma jornada intensiva de 7 dias na comunidade. Pessoas da comunidade reuniram os melhores talentos locais, compartilharam seus sonhos para o bairro e convidaram o maior número de moradores para colocar a mão-na-massa e transformar. Na segunda etapa, houve uma formação de pintores, organizada pela Suvinil e uma formação para os jovens universitários e jovens da comunidade sobre a metodologia Elos-Oasis. Todos os envolvidos colocaram a mão-na-massa. 
No Dia 19 de março de 2010, na sede da Casa do Zezinho, foi a primeira reunião comunitária de apresentação do projeto. Participaram lideranças da comunidade e a equipe do projeto. Após uma apresentação geral de como seria o projeto, os presentes compartilharam idéias sobre o que poderia ser transformado. No dia 09 de abril, voltamos para a comunidade e encontramos vários moradores que contaram historias sobre o lugar, quais os desafios que enfrentam no dia-a-dia e o que sonham para a área. Durante os meses de abril, maio e junho aconteceu a mobilização. De 17 a 25 de julho ocorreu a transformação com 2 dias de mão-na-massa.

Mais |Cultura na Regiao Centro Oeste!

CONFINT! www.vamoscuidardoplaneta.com

Bodas de Ana Claudia e Juliano

Palestra na UFPE

Bodas de Juliana e Thiago

O Mais |Cultura no Norte e Nordeste!

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Elos no canteiro Mais Cultura!

Cronograma

Ações na Região Norte e Nordeste

Expedição MAIS CULTURA de 05 de abril a 17 de abril


Manaus

05 de abril – manhã - conversa com as pessoas da prefeitura e organização do espaco para o workshop.
Tarde - Workshop.


Belém


09 de abril – manhã - conversa com as pessoas da prefeitura e organização do espaco para o workshop.
Tarde - Workshop.

Fortaleza

07 de abril – manhã - conversa com as pessoas da prefeitura e organização do espaco para o workshop.
Tarde - Workshop.


Recife

12 de abril - manhã - conversa com as pessoas da prefeitura e organização do espaco para o workshop.
Tarde – Workshop

Salvador


12 de abril - manhã - conversa com as pessoas da prefeitura e organização do espaco para o workshop.
Tarde – Workshop


Natal

16 de abril - manhã - conversa com as pessoas da prefeitura e organização do espaco para o workshop.
Tarde – Workshop

São Luis


14 de abril - manhã - conversa com as pessoas da prefeitura e organização do espaco para o workshop.
Tarde – Workshop

Maceió

15 de abril - manhã - conversa com as pessoas da prefeitura e organização do espaco para o workshop.
Tarde – Workshop


Teresina

17 de abril - Dia todo - Visita à comunidade.
Noite - Encontro de talentos e sonhos na comunidade.

19 de abril - manhã - conversa com as pessoas da prefeitura e organização do espaco para o workshop.
Tarde – Workshop


FORMAÇÃO EM RECIFE
04 a 11 de MAIO de 2010

Mão na MASSA

Bloco 01 – 11 a 15 de junho – Recife, Manaus 1, São Luiz, Belém1, Fortaleza1 e Maceió.
Bloco 02 – 18 a 22 de junho - Natal, Manaus 2, Belém 2, Fortaleza 2 e Salvador.

Ações na Região Centro OESTE

Expedição MAIS CULTURA de 31 de maio a 02 de junho, simultaneamente em Brasília, Campo Grande, Palmas, Goiânia

FORMAÇO em BRASILIA
29 de Junho a 06 de Julho

Mão na MASSA
13 de agosto a 17 de agosto

Ações na Região SUL/SUDESTE

Expedição MAIS CULTURA de 21 de julho a 24 de julho, simultaneamente em Florianópolis, Curitiba, Santos , São Paulo 1, São Paulo2 e Rio de Janeiro.

FORMAÇÃO em FLORIANOPOLIS
24 de Agosto a 31 de Agosto


Mao na MASSA
15 de outubro a 19 de outubro


Agendem-se pois vcs serão bem vindos!

segunda-feira, 15 de março de 2010

TRABALHO E FESTA por Gonzaguinha

MÚSICA

TRABALHO E FESTA

Gonzaguinha

Pro homem pra quem o trabalho é festa
Todo dia é de festa é mais mió
Porque a sua festa é a sua vida
E o fruto do trabalho é mais maior
É toda recompensa de esforço
É a alegria no derrame do suor.

Bate o tambor companheiro
Chamando o povo d'aldeia
Hoje é o meu coração
Que faz a farra e incedeia.

É meu direito à preguiça
É meu direito ao fazer
Ser dono do meu trabalho
É meu direito ao prazer.

É doce e sal reunido
No calo da minha mão.

Trabalho, festa, pessoa
Vida no meu coração.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As 10 táticas para transformar informação em ação

Recebi um e-mail com essas 10 táticas para transformar informação em ação


1. Mobilize pessoas
2. Testemunhe e grave
3. Visualize sua mensagem
4. Amplifique histórias pessoais
5. Adicione humor
6. Investigue e exponha
7. Saiba trabalhar dados complexos
8. Use a inteligência coletiva
9. Permita que as pessoas façam perguntas
10. Administre seus contatos
# Exibição do filme “10 táticas para transformar informação em ação” e debate sobre infoativismo

24 de fevereiro de 2010 às 20h
Casa da Cultura Digital
Rua Vitorino Carmilo, 459

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Equipe Elos no canteiro Mais Cultura!




Em Dezembro de 2009, estabeleceu-se um convênio do Instituto Elos com o Ministério da Cultura para realização de 26 ações em 18 cidades espalhadas pelo Brasil. O nome do projeto? Elos no Canteiro do Mais Cultura.

O plano que vem sendo pensado a meses e surgiu a partir do desejo e da necessidade de aproximar os moradores das obras de espaços públicos construídos pelo Governo Federal.

A lista prévia de cidades onde acontecerão as ações é a seguinte:

Nas regiões Norte e Nordeste : Belém,Fortaleza, Recife,São Luis,Natal,Salvador,Maceió,Teresina e Manaus.

Na região Centro Oeste : Brasília,Goiânia,Campo Grande e Palmas.

Nas regiões Sul e Sudeste : Santos,Curitiba,Florianópolis,Rio de Janeiro e São Paulo.


A primeira reunião com a equipe de facilitadores aconteceu nos dias 11 e 12 de fevereiro, nas instalações da UNIMONTE, em Santos.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

OASIS Training 03 a 10 de fevereiro

Dos dias 03 a 10 de fevereiro , OInstituto Elos recebeu em Santos um grupo predominantemente de holandeses e brasileiros interessados em aprender fazer OASIS!

O local de aprendizagem foi a Vila Margarida, situada no México 70!

Foram 7 dias muito intensos!

ESPETACULAR!

Em 2 dias a Vila Margarida construiu 01 praça Por do Sol, um parque infantil e muitos laços de amizade!

Na celebração confirmou-se OS TALENTOS comunitários, pois fomos presenteados com dança do ventre, grupo de ballet e apresentação circense!


Na avaliação, o grupo teve um momento de decantar o que viveu-se.

Me emocionou o depoimento do Sr. João, coordenador do Projeto Camará, ponto de cultura local que abriu as portas da comunidade para o grupo e que está dando continuidade ao semeado!


Quer saber mais?
http://oasisholland.ning.com
http://oasisvilamargarida.ning.com/
http://www.youtube.com/results?search_query=oasis+vila+margarida&search_type=

o Que é melhor? Comida brasileira ou comida italiana?

Rita e Eneas ofereceram a Danielle uma deliciosa feijoada...






E quem não cozinha... lava a louça!


e ... Daniele nos ofereceu uma maravilhosa pasta com frutos do mar!





Ano novo!











Em Bertioga foi assim : Familia e Amigos Juntos celebrando !

Contamos com a presença do amigo italiano Danielle que chegou dia 29/12!

Nossa ceia foi uma maravilhosa lasanha de bacalhau... um experimento da familia que deu certo!

A chuva lavou-nos exatamente no momento da VIRADA, mas isso não atrapalhou a festa!