![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzKBTOFOJiqfD0-fs8IgMD04DHM25r3HSN09mI2up2_4_IwqKlSezMtAglL-psP5GULjPbOeUi8RvHXTJR-D-i1Iqmog9kpIu_M7a0PeJMQVd80k95MvkdeXp0mQq65p4p1vTCOhrR0Uo/s320/image002.jpg)
COLEGAS ARQUITETOS E ARQUITETAS E URBANISTAS
Ontem no calor da chegada em Campo Grande, onde moro, depois de um dia de muitas vitórias, repassei para vocês as primeiras impressões da AUDIÊNCIA PÚBLICA ocorrida ontem na Câmara de Deputados. Hoje repasso para vocês, o conjunto dos acontecimentos de ontem.
Em primeiro lugar, a nossa união, o clima positivo, a aura espiritual pra cima, dominou o Plenário da CTASP. Chegamos e encontramos logo pela manhã, alguns funcionários do CONFEA, com seus salários pagos pelo nosso esforço, ocupando os espaços vazios da Comissão. Vi por lá colegas que gosto e que admiro mas que na fraqueza de espírito, permanencem convencidos de que SOU ARQUITETO SOU CONFEA. Era esse o adesivo que eles usavam. Eram poucos assessores, diretores, gerentes, uma nau de pessoas dignas mas que se prestam a esse tipo de papel. Um papelão. Eram engenheiros, em sua grande maioria. Logo depois começam a chegar nosso povo. Alegres, dedicados colegas. Aos poucos o espaço foi se transformando no nosso espaço. Nosso botón era LIBERDADE PARA OS ARQUITETOS: SIM AO CAU e ao chegarem as camisetas, logo todos estavam avermelhados e enbranquecidos de alegria e de vontade de gritar por liberdade, contra o controle que o CONFEA nos coloca em todos esses 76 anos de convivência. É um casamento que precisa de um divórcio. Os pares não se entendem mais.
Assim que chegou o Deputado Vicentinho começamos a organizar nosso povo para ficarmos ocupando mais espaço e ai chegam os estudantes, com faixas que mandamos fazer para colocar,definitivamente, na cabeça de quem ainda tinha dúvidas, que nosso problema era sair do SISTEMA e com isso, LIBERDADE. O salão se encheu de gente e eramos maioria absoluta nesse momento. Nessa hora eu via os olhos de todos os que estavam ali. Colegas arquitetos de longa data, outros amigos mais recentes, lideranças importantes como os Presidentes do Sindicatos de São Paulo, Daniel; do Rio de Janeiro, Jeferson - que por sinal quero aqui agradecer de público seu papel de ter conseguido a CARTA DE OSCAR NIEMEYER que segue abaixo-, de Brasilía, o Junior, de Santa Catarina, o Luis Boabaid além de nossa diretora Berta, Pietro e tantos outros colegas dos sindicatos. Do IAB as Presidentes de São Paulo, Rosana e do Rio, Daise; colegas da ABEA, professores, velha guarda da FNA de Brasilia, inumeros estudantes. Ficamos muito emocionados com a presença de tanta gente que foi pra lá ver o debate e conseguimos, creio eu, sair de lá, com a categoria unificada nessa luta. Eu não tenho mais nenhuma dúvida. FOMOS VITORIOSOS E O NOSSO CAU VAI SER APROVADO E PODEM SE PREPARAR, TEREMOS CAU EM 2010.
Montada a mesa, conseguimos equilibrar: 3 de cada lado, para falar SIM e 3 para falar NÃO. Representando as 5 entidades do CBA - FNA, IAB, ABEA, ABAP e ASBEA foram escolhidos Ângelo Arruda, João Suplicy e Jose Eduardo Tibiriçá para falar em nome das entidades nacionais. Do outro lado, o Presidente do CONFEA, o Presidente da FAEASP e o Vice Presidente do CONFEA.
Houve um sorteio para as falas e eu fui o primeiro e com isso tive a sorte de ser o último a falar, na Réplica. TODOS NÓS, EU, SUPLICY E TIBIRIÇÁ, sem falsa modéstia, fomos acertivos, positivos, propositivos e muito críticos ao processo todo. Do outro lado, o colega da FAEASP começa dizendo que ele estava ali mas que não era CONTRA O CAU e com isso ganhou uma salva de palmas e o placar agora era 4 a 2. O colega do Rio Grande do Sul, com todo o respeito, nos ajudou bastante pois falou tanta bobeira que acabou nos ajudando. O Presidente do CONFEA, apresentou dados burocráticos sem debate politico nenhum e com isso estavamos acreditando que aquela comissão, mais uma vez, estaria ao nosso favor.
Quando veio a fala dos Deputados, ai eram só depoimentos A FAVOR DO CAU.
Estávamos no fim da festa. Cantamos o hino nacional, tiramos fotos coletivas. SAIMOS VENCEDORES MAIS UMA VEZ , só que dessa vez e pela primeira vez, UNIDOS, todos integrados ao mesmo propósito pois conseguimos um debate democrático nessa fase das emendas, que acabou positivando tudo.
MAS COLEGAS o ponto alto dessa Audiência foi a CARTA DE NIEMEYER que começamos nossa fala entregando ela à mesa e lendo em voz alta e quando me dei conta, TODOS ESTAVAM LENDO COMIGO A CARTA como uma ORAÇÃO DE DEUS, já que ele é o ARQUITETO DO UNIVERSO, nosso maior arquiteto nos deu de presente, assinando no alto de seus 102 anos, a carta abaixo.
Curtam o áudio da AUDIENCIA NO SITE DA CAMARA ABAIXO.
http://imagem.camara.gov.br/internet/audio/Resultado.asp?txtCodigo=00015179
Aproveito para mandar a todos o texto que li e que foi escrito por mim e por diversas mãos do CBA, como Valeska, Bimbi, Tibiriçá, Geraldine e Fernando Costa.
O texto deve rodar o BRASIL pois ele responde a todas as dúvidas dos colegas e tem respostas para nossa luta.
Abraços
Ângelo Arruda
Presidente da FNA