quarta-feira, 10 de junho de 2009

OASIS no São Paulo Fashion Week!


http://palestraswgsn.wordpress.com/

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Nós Podemos salvar a Amazônia!!!

Caros amigos,

Quarta-feira passada o Senado brasileiro passou a Medida Provisória (MP) 458 que regulariza terras ocupadas de forma ilegal na Amazônia. Isso significa que 67 milhões de acres de terra da Amazônia que são hoje um patrimônio da União estimado em 70 bilhões de reais, serão privatizados. A maior parte destas terras irão parar nas mãos de grileiros, os grandes responsáveis por violentas disputas por terra e pelo desmatamento da Amazônia.

O governo brasilieiro está deixando entender que aqueles que ocupam a Amazônia de forma ilegal e violenta serão recompensados. A projeto de regularização da Amazônia não começou mal - a idéia era proteger pequenos agricultores que precisavam do título legal de suas terras. Porém, ele acabou sendo corrompido pelos interesses do poderoso agronegócio, que incluíram três provisões perigosas que concedem a eles a maior parte das terras beneficiada pelo programa.

Nós só temos até esta quarta-feira para pedir para o Presidente Lula vetar estes pontos da MP, garantindo assim a proteção da Amazônia. Somente uma mobilização coordenada e massiva de pessoas de todos os estados brasileiros poderá convencer o Presidente Lula a vetar os pontos perigosos da MP. Só dependemos de um pequeno esforço de cada um de nós – ligue para o gabinete do Presidente Lula agora mesmo e diga para ele:

1. Nós não queremos que grandes empresas se beneficiem da MP 458 pois são elas as responsáveis por grande parte do desmatamento e queimadas da Amazônia, e consequentemente pelas nossas emissões de carbono

2. Nós queremos que o Presidente diferencie pequenos agricultores de grandes proprietários, portanto pedimos uma mudança em três pontos da MP:


Vetar os incisos II e IV do artigo 2º que permite a “ocupação e exploração indireta”. O veto garantirá que apenas as pessoas que moram na terra tenham direito ao título legal.


Vetar artigo 7º que permite título à empresas privadas. Somente pessoas físicas devem ter o direito de regularizar suas terras.


Proibir a comercialização das terras por 10 anos após a regulamentação (ao invés de 3 anos como foi proposto) para evitar a especulação comercial das terras.

Gabinete do Presidente:
(61) 3411.1200 (61) 3411.1201



Nos próximos dois dias uma grande parte da Amazônia será privatizada, dando início a um perigoso e irreversível processo de desmatamento. Enquanto o mundo todo aumenta as suas preocupações ambientais, buscando uma economia livre de carbono e um maior respeito pelos nossos recursos naturais, nós não podemos deixar que o nosso governo venda a Amazônia. Nós só temos 2 dias! Ligue para o Gabinete do Lula hoje, depois encaminhe este email para todos os seus amigos e familiares!

Depois de ligar clique no link para registrar o seu nome, para que possamos acompanhar o número de participantes desta campanha:

http://www.avaaz.org/en/nao_privatize_a_amazonia/

Com esperança,

Alice, Graziela, Ricken, Ben, Luis, Paula, Pascal, Iain, Brett, Paul, Raluca e toda a equipe Avaaz

Leia mais sobre o assunto:

Ruralistas privatizam a Amazônia:
http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/noticias/ruralistas-privatizam-a-amaz-n

Carta aberta da senadora Marina Silva ao presidente da República:
http://www.greenpeace.org/brasil/amazonia/noticias/carta-aberta-da-senadora-marin

MP 458: Marina Silva alerta para legalização de terras griladas:
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=91856&codAplicativo=2

MP 458 é prêmio ao crime de apropriação ilegal da Amazônia:
http://www.correiocidadania.com.br/content/view/2993/9/

A Amazônia na mesa do Presidente:
http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=2894

Marina resiste, Kátia defende a grilagem:
http://www.greenblog.org.br/?p=1390

----------------------------------


SOBRE A AVAAZ

Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas. Telefone: +1 888 922 8229
Você está recebendo esta mensagem porque você assinou "Defenda o Tibete - Apoie o Dalai Lama" no 2008-03-26 usando o email thaispolydoro@hotmail.com. Para garantir que os nossoas alertas cheguem na sua caixa de entrada, porfavor adicione avaaz@avaaz.org na sua lista de endereços. Para mudar o email inscrito, sua língua ou outras informações pessoas, clique aqui:https://secure.avaaz.org/act/index.php?r=profile&user=fc36a5526b8263651caa10e40d2b9ee9&lang=po ou clique aqui para remover o seu email da nossa lista.


Para entrar em contato com a Avaaz não responda para esse email, escreva para info@avaaz.org. Você pode nos telefonar nos números +1-888-922-8229 (EUA) ou +55 21 2509 0368 (Brasil). Se você tiver problemas técnicos visite http://www.avaaz.org

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Oasis Brasilândia!










A partilha de Dimas...

O Guerreiro Sem Armas(GSA) é aquele que une as qualidades do coração e a força dos quatro elementos para fazer OASIS, espaços de luz e beleza pelo mundo!!!

Assim fomos caminhando após nos despedirmos daqueles belos e instensos dias no CEFAS, em Santos.

Nós voltamos para nossas vidas incendiados pela metodologia Oasis! Nossos sonhos e conhecimentos estavam à disposição do mundo, da comunidade Terra.

Nossos corações foram sendo guiados por caminhos invisíveis aos olhos; nossa chama, sem percebermos, incendiava as pessoas à nossa volta.

Neste caminho, eu (Dimas) e Renata, cada um em um lado da cidade (São Paulo), resolvemos botar a mão na massa.

Meu sonho era poder ofertar à minha casa, Brasilândia, um presente. O da Renata, dar um presente à uma comunidade e com isto incendiar não só os presenteados mas também universitários, inicialmente da área de arquitetura, de sua universidade (não podemos citar o nome "M"), permitindo que eles entrassem em contato com seu poder pessoal e sua capacidade de trabalhar cooperativamente com o mundo.

Eles não tinham uma comunidade, nós não tinhamos arquitetos... Opa, junta tudo! Dessa união, surgiu o "Rumo ao Oasis" Brasilândia.

No mês de maio, nos encontramos todos os finais de semana, conectando nossos corações, buscando abundâncias e belezas não só na comunidade, mas também em nós mesmos. As lágrimas que correram os olhos foram da tamanha beleza com que se apresentavam nossas belezas e nosso poder de fazer juntos; mobilizamos toda a cidade para oferecer recursos para a construção deste sonho: pais, amigos, irmãos, tios, comunidade, conhecidos e desconhecidos, chamados pelo coração, disponibilizaram seu tempo, seus conhecimentos e seus materiais para o sonho de revitalização de um cinema abandonado.

O espaço encanta, arrepia - mesmo aqueles que só o viram por fotos. Suas cinzas pedem renascimento. Caminhando pelas ruas, os sons, os gestos, os olhos direcionavam pra cima, pra ele, imponente cinema! Os corações também pediam vida, pediam que os sonhos tomassem movimento.

No ultimo final de semana do mês de maio, dia 30, iníciamos a materialização dos sonhos. Às 10h30, a luz adentrou as pedras da porta murada. Marretas na mão, pincéis, baldes de tinta e por aí, suas 25 pessoas. Abriu-se o círculo, conectamo-nos pela dança, conectaram-se os corações, dividiram-se os grupos e mãos a obras! Crianças a pintar, a construir, junto com pais, amigos e guerreiros empoderados por GSAs.

Antes que o dia terminasse, a obra no espaço foi embargada. O proprietário, que durante todo o mês não havia se manifestado, interviu com seu advogado para que nos retirassemos de lá - o que só contribuiu para o movimento Oasis, já que os moradores e pessoas presentes indignaram-se com o abandono e o descaso do dono. A obra não parou! Estávamos fortemente conectados com um propósito muito maior do que nós; a energia coletiva pedia a manifestação deste trabalho coletivo.

Nos organizamos e, no dia seguinte, 31 de maio, não fizemos nada menos do que um espaço ES-PE-TA-CU-LAR, um presente para todos nós, um símbolo do poder da união das pessoas e seus sonhos. Revitalizamos uma viela ao lado da Escola Municipal Morro Grande, fizemos uma horta, um lindo mural e mobiliários que, futuramente, vão compor o espaço do cinema.No fim do dia 31, formamos o circulo maior com as mesas e poltronas que haviamos construido, e celebramos, dançamos e conectamos novamente nossos corações, lágrimas, beijos e abraços, sonhos e passos. Rumo aos Oasis!!!

Um alimento para novos sonhos e para a luta pela materialização de um sonho que persiste: dar vida e beleza àquele cinema que habita o dia-a-dia dos moradores. Para isto, a comunidade já está se organizando, montando um abaixo-assinado, recorrendo ao Poder Público para a desapropriação ou a conseção do espaço para as ações da comunidade.

Se aparecer pela Brasilândia, desce lá perto da Escola Solimeu. Pode descer a rua da escola e ver um caminho de belezas! De sábado, tem sarau e dia após dia tem gente sonhando e construindo mais Oasis!!!!

Facilitação Coletiva:

sementeiranorte@gmail.com
rumoaooasis@gmail.com

Visita do MInistro!


Finalmente chegou o grande dia!
O Ministro da Cultura visitou as instalações do Instituto Arte no Dique e assinou o convênio Mais Cultura espaços multi-uso para as futuras intalações da Escola Popular de Arte e cultura Plínio Marcos!